Capturar a informação escondida em números e bancos de dados e livrar-se de fontes maliciosas desafia profissionais em busca de credibilidade
Colher e nalisar dados de governos, serviços públicos, instituições e outras fontes de pesquisa e subordinadas à Lei da Transparência da Informação, e daí extrair informação compreensível para o público é uma tendência crescente do jornalismo. Ao mesmo tempo, noticias falsas, com base em dados falsos mas difíceis de checar, demandam técnicas e práticas de quem utiliza a internet como fonte. Nessa peneira, há hoje serviços profissionais de checagem, o fact-checkin.
Para ajudar profissionais de mídia, gestores, pesquisadores e demais interessados a se guiarem pelo universo do jornalismo de dados e a escaparem das fontes maliciosas, aprendendo a identificar informações falsas, o Instituto Tecnologia e Sociedade Rio (ITS-Rio), em conjunto com a empresa de fact-checking Aos Fatos dará um curso via internet entre 4 e 13 de abril.
O curso Fatos e dados: instrumentos para um jornalismo confiável encerra inscrições na véspera. Para conferir o programa de aulas, confira o link.