Getty Images desenvolve uma campanha para estimular a clientela a evitar clichês na compra de imagens, fugindo dos estereótipos de gênero
Se a palavra que estiver buscando em um banco de imagens for CEO, provavelmente a maioria das imagens mostrará um homem. Pelo menos, são as mais vendidas.
É o que percebeu a empresa Getty Imagens. As fotos de CEO que vai saem para a clientela são geralmente de homens, mesmo havendo opções com mulheres. Mas se a busca for por imagens de “compras em supermercado”, a Getty registra que a maioria das fotos adquiridas trazem mulheres fazendo compras.
Parece detalhe, mas é assim que as pessoas se acostumam a ver no homem uma possível liderança empresarial e na mulher uma pessoa mais ligada à casa.
Percebendo o componente machista nos estereótipos, a Getty Images decidiu lançar, neste mês das mulheres, uma campanha incentivando os usuários do banco de imagem a pensarem duas vezes e fugirem dos clichês antes de usar uma foto.
A proposta foi materializada pela agência AlmapBBDO, ao introduzir uma interação com o usuário de banco de imagens no momento das escolhas. Sempre que um clichê de gênero aparecer nas compras de imagens, a empresa poderá oferecer algo diferente. Nesse exemplo específico, a cada pedido de imagem de um homem CEO, a Getty vai incentivar o consumidor a usar a foto de uma mulher. E na compra de uma imagem no supermercado, a sugestão será de foto com um homem às compras.
É um exemplo de como a mídia pode mudar seus padrões e deixar de estimular preconceitos e estereótipos que se reproduzem na sociedade, com graves consequências. Hoje as mulheres ainda precisam lutar por igualdade salarial.